Notícias Todas

La candidature de l'APEF déposée auprès du Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (Minho) a été acceptée et l'APEF est habilitée comme Centre de Formation accrédité jusqu'à l'année 2019. L'APEF compte sur votre collaboration pour proposer/mener des actions de formation continue pendant cette période de 3 ans.

Fórum Apef 2017

Forum Apef 2017

Traduire d'une culture à l'autre -

3º Congresso Internacional AFUE / APEF /SHF

Calendário

 

Pelos Estudos Franceses e Francófonos em Portugal

A APEF apresenta-se

A Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF) é uma associação científica e cultural fundada em 2003 por um grupo de professores universitários de várias universidades do país.

A APEF tem a sua sede na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e procura congregar professores e investigadores do ensino superior que desenvolvem a sua actividade pedagógica e científica no âmbito da área dos Estudos Franceses e Francófonos.

A APEF tem como finalidades estimular e promover o conhecimento nos domínios da língua, da literatura, da tradução, da linguística, da didáctica, da história e da cultura, nas variadas formas de expressão francesa.

Espaço de informação e associativismo

A APEF propõe no seu site uma agenda actualizada de eventos realizados em Portugal em torno dos Estudos Franceses e Francófonos, e outras informações úteis.

A APEF conta com mais de meia centena de associados de todas as universidades do país e de institutos politécnicos.

Actividades de divulgação e cooperação

Para além das várias actividades científicas, sob a forma de colóquios, congressos, Fóruns, conferências, jornadas e seminários culturais, a APEF assume, como uma das suas prioridades, a defesa e a ilustração da importância da língua francesa em contexto académico, escolar e profissional através de várias iniciativas de formação, de sensibilização e/ou de divulgação.

A APEF visa contribuir para o desenvolvimento e a difusão da investigação nesta área de estudos, propiciando redes de diálogos e de intercâmbios críticos em contexto universitário português; criando articulações com várias associações congéneres nacionais e internacionais; incentivando a cooperação científica com entidades de índole cultural representativas dos países de expressão francesa.

Desde Janeiro de 2009, a APEF dispõe da revista Carnets, a primeira revista electrónica portuguesa de Estudos Franceses, avalizada por um conselho de arbitragem científica internacional.